sábado, 23 de maio de 2015

Rodas de Leitura Aventuras da Escrita Tema 5: Conselhos de quem chegou lá - De junho a agosto de 2015

Olá, queridos leitores!
Demorou, mas chegamos ao 5o. e último tema do Ciclo Aventuras da Escrita das nossas Rodas de Leitura 2014/2015.
Confira as datas, faça as suas leituras e venha compartilhar a sua leitura conosco!

***

Tema 5: 
Conselhos de quem chegou lá

JUNHO

Espaço 308: 13 (Sábado) 9h30
Espaço Novo Mundo: 17 (4a.feira) 19h




RILKE, Rainer Maria
Cartas a um jovem poeta
Porto Alegre, L&PM, 2006. 96p. (L&PM Pocket)

Paris, fevereiro de 1903. Rainer Maria Rilke (1875-1926) recebe uma carta de um jovem chamado Franz Kappus, que aspira tornar-se poeta e que pede conselhos ao já famoso escritor. Tal missiva dá início a uma troca de correspondência na qual Rilke responde aos questionamentos do rapaz e, muito mais do que isso, expõe suas opiniões sobre o que considerava os aspectos verdadeiros da vida. A criação artística, a necessidade de escrever, Deus, o sexo e o relacionamento entre os homens, o valor nulo da crítica e a solidão inelutável do ser humano: estas e outras questões são abordadas pelo maior poeta de língua alemã do século XX, em algumas das suas mais belas páginas de prosa.

JULHO
Espaço 308: 11 (Sábado) 16h
Espaço Novo Mundo: 15 (4a.feira) 19h




BRADBURY, Ray
Zen e a arte da escrita
São Paulo, Leya, 2011, 168p.

Neste livro exuberante, o incomparável Ray Bradbury compartilha sua sabedoria, experiência e estímulo de uma vida de escritor. Aqui estão dicas sobre a arte da escrita dadas por um mestre do ofício. Um livro que reúne tudo, desde encontrar ideias originais até desenvolver a própria voz e o estilo, bem como leituras, impressões da infância e os bastidores da notável carreira de Bradbury como um autor fecundo de romances, contos, poemas, roteiros de filmes e peças de teatro. O Zen e a arte da escrita é mais do que um simples manual para o aspirante a escritor, é uma celebração do ato da escrita, que vai encantar, exaltar e inspirar o escritor em você.
AGOSTO
Espaço 308: 15 (Sábado ) 16h 
Espaço Novo Mundo: 19 (4a.feira) 19h



GOLDBERG, Natalie
Escrevendo com a alma: liberte o escritor que há em você
São Paulo, Martins Fontes, 2008. 228p.

Escrevendo sob a perspectiva tanto de um experiente professor de redação como de um praticante do Zen, o livro de Natalie Goldberg tem como objetivo estimular escritores a confiar em si mesmos e pregar uma atitude complacente e generosa para com o ofício, ao mesmo tempo conferindo à disciplina seu devido papel. Segundo a autora, nós sonhamos poder contar as nossas histórias - descobrir nossa maneira de pensar, sentir e ver as coisas antes que a morte nos leve. A escrita é um caminho para nos encontrarmos e nos aproximarmos de nós mesmos. A obra mostra como a atividade de escrever traz mais confiança e ensina a despertar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário