quinta-feira, 31 de julho de 2014

Roda de Leitura de Agosto de 2014: Chuva Negra, de Masuji Ibuse


Reuniões presenciais:
Espaço 308: 16 (sábado, 16h)
Espaço Novo Mundo: 19 (3a.feira, 19h)

Novo!
Comentários no blog:
abertos a partir de 21 de agosto
Queridos leitores:
A pedido de uma leitora do blog que atualmente mora em Minas Gerais, vou testar um formato de forum dentro da proposta das Rodas de Leitura.
Funcionará assim: após as reuniões presenciais, sempre registro os comentários obtidos presencialmente. Os leitores que desejarem poderão fazer seus comentários a respeito de suas leituras postando-os nesta postagem. Vamos ver se dá certo!


IBUSE, Masuji. Chuva negra 
São Paulo, Estação Liberdade, 328p.

Publicado originalmente em 1965, o romance revela como a experiência traumática da bomba atômica que atingiu Hiroshima em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, permanece atual como expressão dos vários reflexos de um evento atroz na experiência pessoal de cada vítima e na história da humanidade em geral.
Na trama, passados quase cinco anos da explosão, Shigematsu Shizuma e sua mulher, Shigeko, ambos com os sintomas daqueles que foram expostos à radioatividade, tentam arranjar um casamento para a sobrinha Yasuko. O boato de que também ela estaria contaminada, porém, afasta os pretendentes. Para provar que os comentários são infundados, o tio decide transcrever o diário da sobrinha daquela época, além de seu próprio e o da esposa, mas os escritos provam que a jovem esteve sob a chuva negra a caminho de Hiroshima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário