domingo, 31 de março de 2013

Paineira florida no Bosque Maia

Na 6a.feira da Paixão fui ao Bosque Maia, aproveitando a situação de feriado. Chegando lá, eis que vejo este belo exemplar da espécie, toda esplendorosa. Tive que tirar umas fotos, ela é linda demais para permanecer anônima.












O trabalho da formiga

Estas fotos tirei no domingo de Páscoa: enquanto esperava o ônibus chegar, observava uma formiguinha tentando arrastar um talo que era muitas vezes maior que seu próprio corpinho. Mesmo na foto é difícil discerni-la.
Fiquei pensando: cadê as outras formigas para ajudá-la?
Mas mesmo sozinha, ela fazia seu trabalho. 
Para mim foi muito inspirador.





terça-feira, 26 de março de 2013

Curso de encadernação Longstitch no SESC Carmo

http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=243626 - Acesso em 26 de março de 2013
 
Encadernação com costura Longstitch

SESC Carmo
 
 
Dia(s) 08/04, 10/04, 15/04, 17/04, 22/04, 24/04

Segundas e quartas, das 14h às 16h.
Dedicado à pratica da encadernação artesanal Longstitch, a qual não usa cola e deixa costura exposta na lombada. Ateliê 12 vagas.
Inscrições e lista de material na Central de Atendimento, a partir do dia 01/04.

 Não recomendado para menores de 16 anos
 
R$ 40,00[inteira]
R$ 10,00[trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes]
20,00[usuário inscrito no Sesc e dependentes]

Cursos de encadernação na Oficina Alfredo Volpi

http://www.oficinasculturais.org.br/programacao/ver.php?idoficina=4 - Acesso em 26 de março de 2013

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Coordenador: Maria Gabriela Barros
Rua Victório Santin, 206 - Itaquera - Cep: 08290-000 - São Paulo - SP
(11) 2205-5180 | avolpi@oficinasculturais.org.br 
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 10h às 18h
Inscrições - Programação de Férias: Segunda-feira a sexta-feira das 10h às 18h
Sábados das 10h às 18h

OFICINA DE ENCADERNAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE LIVROS
Coordenação: Carlos Roberto Alves
2/5 a 27/6 – quintas-feiras – 14h às 17h
Público: professores, artesãos, bibliotecários e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 29/4
Seleção: primeiros inscritos
12 vagas

A oficina trará os princípios da encadernação básica por meio da construção de dois modelos: chapbook (a partir de várias dobras de uma única folha de papel) e encadernação com capa dura. Também serão abordadas noções básicas de conservação, higienização e recuperação de lombada, para preservar as características físicas dos volumes.

Bacharel em Administração, Carlos Roberto Alves é conservador de documentos e técnico em documentação e informação. Durante 14 anos, na Escola de Comunicação de Artes, coordenou e ministrou cursos de encadernação e conservação de acervos, dirigidos à comunidade da USP.

WORKSHOP: CONSTRUÇÃO DE LIVROS INTERATIVOS POP-UP – ENGENHARIA DE PAPEL
Coordenação: Milton Aires
8 a 29/6 – sábados – 10h30 às 13h
Público: crianças a partir de 7 anos
Inscrições: 1/4 a 6/6
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas

Livros pop-up são aqueles em que as ilustrações, feitas com papel dobrado, saltam das páginas. A partir das técnicas do origami (a arte das dobraduras), do kirigami (variação do origami, desta vez com o papel cortado) e da engenharia do papel, as crianças confeccionarão seu próprio livro pop-up, numa atividade que proporcionará a prática da criação artística e um contato maior com os livros e a literatura.

Ator, educador artístico e contador de histórias, Milton Aires desenvolve projetos de cursos e oficinas para crianças, jovens e adultos utilizando as linguagens das artes visuais, do teatro e da dança. Atualmente pesquisa a fusão do teatro e das artes visuais por meio dos livros interativos pop-up e do teatro de sombras.


O que o gatinho está olhando?

segunda-feira, 18 de março de 2013

Falsas seringueiras na Praça 8 de dezembro, no Taboão
















 

Roda de Leitura Livros demais! no Espaço Novo Mundo

Neste mês de março retomamos a Roda de Leitura a respeito da cadeia produtiva do livro, enfocando Livros demais! do editor Gabriel Zaid, publicado pela editora Summus em 2004.



Esta Roda de Leitura realizou-se no Espaço Novo Mundo em 04 de março de 2013, a partir das 19h



Foi consenso entre os participantes de que o livro, apesar de pequeno, era de leitura complexa. 
Vários tópicos foram destacados na Roda:

  • Destaquei, logo no início da conversa, de que o livro foi publicado aqui no Brasil em 2004 (o texto original é bem mais antigo), de modo que o autor trata de questões do mercado editorial anteriores a 2004, logo questões que hoje são mais atuais como os a Amazon.com, ebooks, a entrada de grupos estrangeiros que compram cada vez mais editoras brasileiras, a própria concentração dos grupos editoriais, etc., foram tratados de forma muito leve
  • Foi surpresa constatar uma colocação do autor: de que o livro, ao contrário de outras mídias (como televisão, revistas e cinema) tem um custo muito barato em comparação com elas, podendo se auto-pagar, sem necessidade de propaganda de anunciantes ou de audiência massiva. Como compradores de livros, estamos tão acostumados a achar que os livros são caros, do ponto de visto de quem os produz não é bem assim
  • Falamos então de que a economia do setor editorial é diferente de outros setores de comunicação: é possível ter autores que vendam pouco, mas vendam sempre, para um bom editor, o importante é a construção de um bom e respeitável catálogo. É claro que, com a entrada dos grandes grupos comunicacionais do mundo editorial, esse critério vem mudando
  • Um dos primeiros capítulos do livro começa com "Por causa dos livros, sabemos que Sócrates não confiava neles..." conversamos a respeito de Sócrates, da maiêutica, do tempo livre e de como esse método de Sócrates hoje em dia é tão difícil de exercitar
  • Derivada desta questão é o custo da leitura: como hoje tempo é um commoditie precioso, o tempo levado para se ler um livro torna-se caro. Que loucura...
  • Outra questão perturbadora, levantada pelo autor, é de que a crescente população com formação universitária não está lendo mais, está escrevendo mais. Ora como se escrever sem ler?
  • Dois conceitos que eu particularmente gostei muito no livro e destaquei na conversa foram: os livros precisam fazer parte das conversas das pessoas para ser relevantes e os livros devem se encontrar com as constelações pessoais dos leitores
  • A tarefa chave, tanto de editores quanto de livreiros, é fazer a ponte entre os livros e seus leitores
Depois de tratar das questões do livro, conversamos um pouco a respeito do cenário do mundo editorial brasileiro a partir da década de 1990 (que eu conheço um pouco mais). Antes disso, recomendei-lhes a leitura de A história do livro no Brasil, do historiador brazilianista britânico Lawrence Hallewell, publicada aqui no Brasil pela EDUSP já em sua segunda edição, que trata da história da editoração no Brasil desde os primórdios.
Falamos de:
  • Fusões e aquisições de um lado e segmentação em selos, de outro
  • Internacionalização
Uma reação a este cenário é a criação da LIBRE (Liga Brasileira de Editoras) com 105 editoras independentes, que defendem a diversidade bibliográfica, com eventos como a Primavera dos Livros, que felizmente, voltou a cidade de São Paulo no ano passado após uma ausência muito sentida.

Por enquanto é só, pessoal, mês que vem tem mais!!





segunda-feira, 4 de março de 2013

sábado, 2 de março de 2013

Índio de tênis na parede de uma loja de... adivinhe!!

Estas fotos foram tiradas no dia 31 de dezembro do ano passado, no 2o. piso do Shopping Poli, bem no centro de Guarulhos, mas acabei extraindo da máquina fotográfica só hoje.

Espero que o graffitti ainda esteja lá.